Levante Popular Capixaba realiza primeira oficina de comunicação


Xs militantes do Levante Popular da Juventude participaram da primeira oficina de comunicação realizada pelo setor de Agitprop e Comunicação da organização.  A atividade ocorreu em Vila Velha no dia 25 de janeiro, e teve como objetivo capacitar a militância para construir e pensar formas alternativas de comunicar suas ideias.

Na oficina foram apresentados vídeos que trazem a temática da democratização da mídia no Brasil, além do estudo de um texto sobre o monopólio da rede Globo. Para entender como a mídia burguesa se expressa através das imagens, xs participantes exercitaram análises visuais de reportagens jornalísticas. A oficina contou também com um momento de aprendizagem das técnicas de escrita e elaboração de diferentes formatos textuais como o release, a nota, a matéria, a reportagem, a entrevista e o artigo de opinião.

Segundo o estudante João Guilherme Caetano, 18 anos, “construir ferramentas alternativas de comunicação é fundamental para garantir voz aos lutadores e às lutadoras do povo, que enfrentam a forte barreira estabelecida pela imprensa hegemônica no país”.

Ao final da formação xs participantes se debruçaram, divididxs em pequenos grupos, na tarefa de desenvolver um exercício de escrita a partir dos modelos de textos jornalísticos apresentados.

Setor Estadual de Agitprop e Comunicação +  militantes de fora do setor que também participaram da oficina




  

   Confira os vídeos exibidos na oficina:






DEMOCRATIZE, DEMOCRATIZE JÁ! DEMOCRATIZE, A COMUNICAÇÃO!

Esta matéria é produto da oficina prática de texto jornalístico realizada durante a formação. Escreveram: Danilo Schueng, Vinicius Machado e João Guilherme Girardi. Oficineira: Aidê Malanquini.

Comentários

  1. Interessante proposta de capacitação. Pra uma real militância é importante um grupo capacitado e bem disposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disposição pra luta nós já temos! E estamos também trabalhando para nos capacitarmos cada vez mais não só nas técnicas de comunicação como também nas de agitprop.

      Excluir

Postar um comentário