Oito de março está para chegar!

Estamos nos aproximando do 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, uma das datas mais importantes do calendário feminista. Nesse dia as mulheres saem as ruas reivindicando seus direitos e subvertendo a ordem patriarcal que destina a elas o espaço privado, doméstico.
Relembra a força e coragem de inúmeras mulheres guerreiras que ousaram lutar e sonhar contra o machismo, a desigualdade e a opressão.

É uma homenagem as operarias de uma fabrica de tecidos de Nova York que no dia 8 de março de 1857 realizaram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, como redução da carga horaria de trabalho para dez horas (a exigência eram 16 horas diárias de trabalho), equiparação do salário com o dos homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário do homem para exercer a mesma função) e tratamento digno no ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida duramente, sendo as mulheres trancadas dentro da fabrica que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumanizado.

Na 1 Conferência Internacional de Mulheres realizada em Copenhage em 1910 ficou decidido que iriamos considerar o 8 de março como dia Internacional da mulher. Já em 1975 a ONU, Organização das Nações Unidas assume oficialmente o compromisso de celebrar esse dia.

E é homenageando nossas lutadoras do povo que deram o suor e a vida pela conquista dos direitos das mulheres que saíremos em marcha! Com a certeza de que não arredaremos o pé da luta enquanto todas nós não formos livres e todos os nossos direitos estiverem alcançados!
Por isso, dia 8 de março é dia de luta e não de flores!
Viva a resistência das mulheres! Viva Dandara, Luxemburgo, Margarida Alves e tantas outras!

Aqui em Vitória/ES, faremos uma atividade no dia 8 de março (sábado) em São Pedro às 8h30 da manha. Será uma caminhada pelo bairro, com batucada, muita animação, alegria e conversa com a população sobre o dia e a pauta das creches! Para lançar nossa campanha vamos entregar um mosquitinho aos homens e mulheres que estiverem por lá e dialogar sobre o tema. Faremos uma intervenção no decorrer dessas conversas interpretando mulheres que necessitam de creches para deixar seus filhos porque precisam ir estudar, trabalhar e realizar os afazeres domésticos mas não a possuem. Vai ter carrinho e choro de neném!



As meninas estarão com a camisa” Mulheres do Projeto Popular” e os meninos deverão ir com a camisa do Levante.
Além disso também vamos usar perucas de copos que a MMM confeccionou.

É tarefa de cada um de nós estar presente nesse dia. Chamem os militantes das células e a molecada que está próxima de nós! Essa é uma ótima data para se aproximar.

Nos vemos lá e boa luta!


Orientações de como chegar ao local indicado:

 Parque Municipal da Baía Noroeste - Redenção - Região da Grande São Pedro, Vitória/ES


P/ CHEGAR:

Linhas de Bus - 072, 071 São Pedro Circular (centro de Vitória, Marechal Campos e Maruípe)
331 - Ilha das Caieiras ( Reta da Penha sentido Ufes, Shopping Vitória e Leitão da Silva)
333 - Ilha das Caieiras Jucutuquara (Reta da Penha sentido Ufes, PMV)
310 - Jardim Camburi (Jardim da Penha)
211 - Jardim Camburi ( Beira mar e Centro de Vitória)

O Parque da Baia Noroeste fica próximo ao ponto final.

Outras opções

Municipal:
370 - Resistência
302 - Jardim da Penha
Transcol
518 - T. Carapina x T.Ibes
535 - T. Carapina x T. Campo Grande

Descer na Policlínica Do São pedro e entrar na rua da galeria (seguir até o final da mesma e virar a direita)

Comentários